Marcas de chocolates gourmet do sul da Bahia lançam produtos em Festival
Quando for aberta oficialmente a oitava edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que acontece de 21 a 24 de julho, no Centro de Convenções, em Ilhéus, produtores que integram o Projeto Indústria Setorial Ilhéus - Derivados de Cacau e Chocolate do Sebrae prometem levar ao público as novidades para o mercado de chocolates gourmet do sul da Bahia. As marcas integradas ao projeto, com participação garantida no evento são: Amado Cacau, Chor, Grupo dos Derivados (DECACHI), Maltez, Mestiço, República do Cacau e Sagarana.
Para a gestora do projeto no Sebrae, Carolina Menezes, o evento terá um grande público ansioso por novidades. “É excelente a oportunidade para divulgar a empresa, conhecer novos clientes e fechar negócios. Os empresários estão preparados, porque são acompanhados pelo Sebrae com consultorias técnicas, missões relacionados ao segmento, cursos de aperfeiçoamento da produção e direcionamento para estratégias de mercado”, explica.
Idealizador e organizador do festival, o empresário Marco Lessa, também sócio da marca de chocolates finos Chor ao lado da esposa Luana, destaca que desde 2009, ano da primeira edição, houve um grande crescimento do evento: saltou de três para 25 marcas participantes, de 13 para 65 estandes e de 6 mil para 30 mil visitantes. O festival passou a atrair a atenção de grandes marcas, especialistas do mundo inteiro e, somente na última edição, mobilizou R$ 10 milhões em negócios.
O evento, que começou como um espaço de exposição, ganhou ingredientes como debates, trocas de experiências, cultura, lazer e competições gastronômicas e esportivas. Durante os quatro dias, além das novidades apresentadas, são promovidos cursos e palestras, uma grande feira com exposição de chocolate, derivados de cacau, produtos da cadeia e entidades públicas e privadas, uma série de atividades culturais, exposições de arte, turismo em fazendas, espaço educativo para crianças, ateliê do chocolate e shows com artistas regionais e nacionais. A entrada para o festival é gratuita.
Parceiro do evento, o Sebrae realizará gratuitamente uma série de Clínicas Tecnológicas (consultorias coletivas), com o tema central “Aprendendo tudo para entrar no negócio”. Além das Clínicas Tecnológicas do Sebrae, o festival vai oferecer diversas capacitações gratuitas e pagas. As inscrições podem ser realizadas no local.
O Festival Internacional do Chocolate e Cacau é uma realização da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Biofábrica do Cacau, MVU Promoções, Costa do Cacau Convention Bureau, Bahiatursa e Secretarias Estaduais de Turismo e de Desenvolvimento Rural. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.
Valor agregado - Um dos mais experientes produtores de chocolates finos da região, Henrique Almeida, da marca Sagarana, anuncia o lançamento de uma linha inédita no festival. A novidade este ano será a linha de bombons gourmet denominada “Chefes do Brasil”. Confeiteiros de renome internacional vão assinar suas criações, todas utilizando o chocolate Sagarana. A marca, nascida numa fazenda de cacau da região, é um dos principais destaques em eventos internacionais, como, por exemplo, o Salão de Chocolate de Paris, do qual já participa há alguns anos. “Hoje, temos três formulações: 42,5% de cacau ao leite, 67% e 76% de cacau puro, nos tamanhos 80 gramas e 40 gramas, além da caixa de 200 gramas que vem com cinco barras”, explica.
Já a empresária Greice Costa e a sócia, Cecília Costa, anunciam novidades da marca Amado Cacau, que vai lançar um tablete de 80 gramas de chocolate ao leite, com 52% de cacau, e uma linha funcional de nibs com especiarias. Os nibs, pequenos fragmentos da amêndoa de cacau, são ricos em flavonóides (as mesmas substâncias benéficas da uva) e altamente antioxidantes (protegem as artérias e o coração). Também contém magnésio, que ajuda a combater a tensão pré-menstrual e a insônia.
Recentemente, a Amado Cacau participou do Natural Tech, uma feira internacional, que engloba toda a área de alimentos funcionais, suplementos, nutrição esportiva e estética. As empresárias voltaram animadas do evento. “Os nibs, de fato, fizeram muito sucesso para este público consumidor”, diz Greice, que contou com o subsídio do Sebrae para participar do evento. “Queremos, agora, repetir esse sucesso no Festival Internacional do Chocolate e Cacau”, projeta.
Associativismo - Além da ação, os produtores trabalham, também, na organização da cadeia produtiva. Durante o evento, um grupo vai aproveitar o espaço e o público presente para lançar a Associação de Produtores de Chocolate do Sul da Bahia. As primeiras marcas a se integrar à iniciativa são Amado Cacau, Chocolate Yrerê, Coroa Azul, Da Mata e Poema Chocolate.
A ideia, segundo Gerson Marques, um dos idealizadores da iniciativa, é criar um processo de certificação de qualidade, definir padrões do autêntico Chocolate do Sul da Bahia, além de representar os produtores nas relações institucionais com parceiros e governos. “A proposta é interagir com a Associação Cacau Sul Bahia na implantação da Identidade Geográfica (IG), que está em curso junto ao Instituto Nacional de Marcas e Patentes Industriais (INPI), visando garantir a produção de cacau de qualidade e com certificado”, afirma.